ARTIGOS
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE FRANCISCO SIDRIÃO DE ALENCAR FREITAS (1923 - 2023)
O casal Maria Olívia Alves de Alencar e Francisco Sidrião de Alencar Freitas.
Publicado em 18/11/2023.
Francisco Sidrião de Alencar Freitas, nasceu em Mombaça-CE, a 18 de novembro de 1923 e faleceu, também em Mombaça-CE, a 6 de novembro de 2008, aos 84 anos de idade.
Era filho de Manoel Procópio de Alencar Freitas e Laura Ferreira de Alencar Freitas. O seu bisavô paterno Manoel Procópio de Freitas, eleito vereador a 7 de novembro de 1852, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Maria Pereira, atual Mombaça, tendo participado da instalação e emancipação político-administrativa do município em 15 de janeiro de 1853.
Sua avó paterna, a professora Filomena de Alencar Araripe, que ao casar com Francisco Pedro de Freitas Guimarães, seu avô paterno, passou a adotar o nome Filomena de Alencar Freitas, era neta paterna de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, presidente da Confederação do Equador no Ceará.
O senhor Chico Alencar, como era popularmente conhecido, autodidata, pois só concluiu o 5º ano, exerceu diversas atividades profissionais, nos setores privado e público, tendo ocupado as chefias locais do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Membro de famílias tradicionais da política mombacense, participou ativamente da vida sociopolítica local, se elegendo vereador da Câmara Municipal de Mombaça, pela União Democrática Nacional (UDN), com 253 votos, nas eleições municipais de 3 de outubro de 1950, para a legislatura de 1951-1955.
Casou-se com a Sr.ª Maria Olívia Alves de Alencar, no dia 18 de abril de 1951, com quem teve 12 filhos, a saber: Sidênia, Manuel Alencar, Marconi, os trigêmeos Marcílio, Murilo e Maurício (in memoriam), Túlio Cézar, Mona Lisa (in memoriam), Júlio Cézar, Francisco Júnior, Fernando Antônio (in memoriam) e Rosaura. Além de uma descendência de 13 netos e 18 bisnetos.
|