Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Lótus Produtos Dermocosméticos
LS Combustíveis
Centro Comercial Pedro Tomé
Premium Hotel
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ARTIGOS

DISCURSO DA MEDALHA DO MÉRITO MUNICIPAL MARIA PEREIRA DA SILVA

 


Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva, criada pelo Decreto Legislativo nº 223, de 22/12/2013, em 17 de dezembro de 2020.

Fernando Antonio Lima Cruz

A concepção da “Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva” surgiu em janeiro de 2013 de uma ideia do então vereador Fernando Antonio Alves de Alencar, o Borel Alencar, que me instigou a elaborar uma comenda que pudesse homenagear cidadãos e cidadãs, mombacenses ou não, por seus feitos em prol do município de Mombaça.

Para tal tomei como exemplos as medalhas “Boticário Ferreira” e “Thomé de Souza” que são, respectivamente, as mais altas honrarias concedidas pelas câmaras municipais de Fortaleza e de Salvador. Por que “Maria Pereira da Silva”? Pelo fato de ter sido uma das sesmeiras, além de ser considerada a fundadora do município de Mombaça e ter dado o seu nome ao município até o ano de 1943.

A “Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva” cuja redação da propositura, a pedido do ex-vereador Borel Alencar, foi de nossa autoria, deverá ser “conferida a pessoas vivas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços ao Município ou nele tenham se destacado pela atuação exemplar na vida em particular”.

Diferentemente do “Título de Cidadão”, que é um título honorário, que equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial, mas que não limita o número de homenageados, a “Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva” estabelece que, devido a sua relevância, o número total de homenageados anualmente não poderá ultrapassar a 5 (cinco) pessoas.

Foram agraciados, em sua primeira edição, com a "Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva": Francisco Ronaldo Vieira Martins (advogado), José Valdomiro Távora de Castro (ex-prefeito municipal de Mombaça e ex-deputado estadual), Nelson Benevides Teixeira (médico e ex-prefeito municipal de Mombaça), Ricardo Vieira Soares (médico) e Vicente Assis de Queiroga (comerciante).

A Câmara Municipal de Mombaça, sob a presidência do vereador Beto Vieira, a quem cumprimentamos pela atitude, colocou em vigência o Decreto Legislativo nº 223, de 22 de fevereiro de 2013, de autoria do ex-vereador Borel Alencar, que criou a "Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva", tornando-a assim, como distinções congêneres de outros municípios brasileiros, na principal comenda do município de Mombaça.

(Discurso proferido na solenidade de entrega da "Medalha do Mérito Municipal Maria Pereira da Silva", no auditório José Joaquim de Sá e Benevides, da Câmara Municipal de Mombaça, em 17/12/2020). 

A ser publicado no jornal Folha de Mombaça, Ano XLV, nº 231, Dezembro/2020.





© Copyright 2005-2021 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 99954-0008