Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
DFL Limpeza Urbana
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
Premium Hotel
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ARTIGOS

INSISTA, PERSISTA E NÃO DESISTA

 


Ao saudoso Dr. José Barros Pereira, aos amigos Guilherme Racine, Milton Martins, Roberto Santa Clara e a todos que contribuíram para a minha evolução profissional.

Fernando Antonio Lima Cruz

Em abril de 1998, recém casado, cheguei a Fortaleza, transferido de Belém, onde morei por pouco mais de um ano, com a missão de realizar o lançamento de Propecia 1 mg (finasterida) junto aos dermatologistas de Fortaleza, São Luís e, também, Belém.

Em Fortaleza conheci o Guilherme Racine, de Recife, então Gerente Distrital da Stiefel, um gigante do segmento dermatológico (hoje uma empresa GSK), que estava cobrindo o setor de trabalho de um propagandista afastado sob licença médica.

Adotamos uma estratégia de trabalho ao unirmos a “fome com a vontade de comer”: o Racine tinha um roteiro de visitação médica, mas não conhecia a cidade; eu conhecia a cidade, mas não conhecia os médicos dermatologistas, nem possuía um roteiro predefinido.

Como a Merck Sharp & Dohme e a Stiefel não eram concorrentes diretos, portanto, não gerava conflito de interesses, decidimos, em comum acordo, realizarmos juntos a visitação médica em Fortaleza.

Em determinada ocasião estávamos na Clínica Integrada Dr. Ary Ramalho, localizada na rua Carlos Vasconcelos, nº 1515 (esquina com a rua Afonso Celso), no bairro Aldeota, para visitarmos o Dr. José Barros Pereira, um experiente médico dermatologista, de saudosa memória.

Entramos juntos no consultório médico, onde fiz a propaganda de lançamento de Propecia 1 mg demonstrando os benefícios e a inovação do produto no tratamento oral da alopecia androgenética masculina ou calvície masculina. Em seguida, sem a minha presença, o Racine divulgou a linha de produtos da Stiefel.

Ao sair do consultório médico o Racine relatou que o Dr. José Barros Pereira havia me tachado de “mentiroso”, pois não existia um tratamento oral tão eficaz no combate da calvície masculina. Isso foi motivo de risos.

Continuei com as visitas quinzenais ao consultório médico do Dr. José Barros Pereira, intercaladas por idas a São Luís e Belém."

Circunspecto, mas sempre atencioso e educado, o Dr. José Barros Pereira tornar-se-ia um dos dermatologistas cearenses prescritores de Propecia 1 mg convencido, creio eu, muito mais pela eficácia do produto do que pela minha persistência.

A MSD, assim como em inúmeras outras situações, inovou ao criar um novo conceito no tratamento oral da alopecia androgenética masculina ou calvície masculina, que atinge 70% dos homens, ao lançar no mercado farmacêutico Propecia 1 mg. Atuamos junto aos dermatologistas de Fortaleza, São Luís e Belém, onde conseguimos manter a liderança do mercado, neste segmento, por um bom período, mesmo com a chegada dos produtos similares.

Frequência e sequência da visitação médica, um dos segredos do sucesso da propaganda médica, foi um dos ensinamentos adquiridos dos mestres e amigos Milton Martins de Almeida Filho e Roberto Brito de Santa Clara.

(Publicado no jornal Folha de Mombaça, Ano XL, nº 180, Agosto/2016).




© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008