Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ARTIGOS

PELAS ASPEREZAS ÀS ESTRELAS

 


Fernando Antonio Lima Cruz, orador da turma 2002.2 do curso de Administração de Empresas, da UNICE - Ensino Superior, em 12/02/2003.

Fernando Antonio Lima Cruz

Segundo o mestre Idalberto Chiavenato a Administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a Administração se sobressai como o fator-chave tanto para a melhoria da qualidade de vida como para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.

E um dos maiores flagelos do mundo contemporâneo é a fome que atinge milhares de pessoas, ocasionada na maioria das vezes pela inoperância e descaso dos administradores públicos. O Estado já não é auto-suficiente para atender a demanda da população em saúde, educação, segurança, moradia e trabalho. Portanto, cabe a nós, futuros administradores, e a sociedade como um todo, contribuirmos para um mundo mais justo, diminuindo o fosso social existente entre os mais ricos e os mais pobres.

O conceito de responsabilidade social está se ampliando e deve ser encarado como uma saída viável para solucionar ou atenuar os flagelos sociais. Devemos ver com bons olhos empresas e pessoas que diferenciam seus produtos e serviços ao atuarem no terceiro setor, como também é chamada a responsabilidade social.

Pelas asperezas às estrelas. Esta expressão vem do latim PER ASPERA AD ASTRA e significa que o homem só pode chegar a resultados elevados através das dificuldades. Concluir um curso de nível superior, vale sim a pena. Nenhum de nós, concludentes do curso de Administração de Empresas da UNICE, que obteve o melhor conceito do Provão do MEC em 2002, entre as faculdades particulares do Estado do Ceará, devemos esperar que o nosso aprendizado e bagagem de conhecimentos termine com a aquisição de um título acadêmico, ainda mais em um setor tão volátil, em que as empresas e tecnologias desaparecem tão depressa e cargos e formas de trabalhar são criados para gerenciar detalhes tecnológicos cada vez mais minimalistas. Em um mercado competitivo onde nem sempre o maior vence o menor e sim o mais rápido vence o mais lento, devemos seguir nossa trilha em busca de novos conhecimentos, nos aperfeiçoando ainda mais, para a vida e para o mercado de trabalho.

(Discurso proferido na solenidade de colação de grau da turma 2002.2 do curso de Administração de Empresas, da UNICE - Ensino Superior, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade - CRC, em 12/02/2003).
 




© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008