ARTIGOS
EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM DESAFIO BRASILEIRO

Libras.
Apesar da primeira escola para surdos no Brasil ter sido criada no século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, e no século atual a legislação brasileira ter adotado a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como nossa segunda língua oficial, os desafios para a inserção do portador dessa deficiência na sociedade são imensos.
Não basta termos apenas leis que amparem legalmente essa inclusão social mas, principalmente, políticas públicas dotadas de recursos orçamentários suficientes para a aplicação da Lei nº 10.436/2002, com espaços inclusivos nas escolas públicas que promovam a interação dos alunos surdos com os demais estudantes, evitando-se qualquer tipo de segregação que provoque deficiência no aprendizado desse aluno especial, além de profissionais especializados para conduzir esse processo inclusivo.
Infelizmente, muitas das vezes, os gestores que administram os municípios brasileiros demonstram incapacidade e insensibilidade para adotar políticas públicas que promovam a inclusão social dos surdos. Além da falta de visão, lhes falta ouvir a necessidade real dos nossos irmãos surdos.
(Publicado
no jornal ,
Ano XLI, nº 195, Novembro/2017).
|