Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ARTIGOS

DISCURSO NA INAUGURAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) JOÃO CASTELO MARTINS, EDIFÍCIO JOSÉ MARQUES DE SOUSA

 


Fernando Antonio Lima Cruz agradecendo a homenagem prestada ao ex-prefeito municipal de Mombaça José Marques de Sousa. (Foto: Carlos Audi)

Fernando Antonio Lima Cruz

Exmo. Sr. prefeito municipal de Mombaça Ecildo Evangelista Filho, secretários municipais, vereadores, senhores e senhoras.

Sinto-me honrado em representar nesta solenidade a família de José Marques de Sousa, meu padrinho de batismo e tio afim, pois o mesmo era casado com a minha tia, Francisca Lima de Sousa.

Mais do que honrados, nós, seus familiares, nos sentimos gratificados pelo fato do prefeito Ecildo Filho estar entregando à comunidade mombacense, de modo particular ao bairro Tejubana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) João Castelo Martins, cuja edificação leva o nome do ex-prefeito municipal de Mombaça José Marques de Sousa.

Coincidentemente este equipamento público de saúde é nominado por dois personagens mombacenses que tinham em comum, além de serem correligionários políticos, oriundos do antigo Partido Social Democrático (PSD), sob a liderança do coronel Chico Martins, o fato de terem atuado, cada um a seu modo, na área da saúde: João Castelo Martins, foi médico dermatologista; José Marques de Sousa, foi parteiro.

Muitos mombacenses, nas décadas de 1950 e 1960, numa época em que éramos desprovidos de hospital e maternidade, vieram ao mundo pelas mãos de José Marques de Sousa. Este trabalho, de relevante cunho social, o levou à política partidária.

Em 1958 foi eleito vereador pela coligação Partido Social Democrático (PSD) / Partido Social Progressista (PSP), obtendo 604 votos, a maior votação daquele pleito, para a Câmara Municipal de Mombaça, da qual foi seu presidente.

No ano de 1966, com o apoio de seu primo Francisco Pinheiro Jota, avô materno do prefeito Ecildo Filho, foi eleito prefeito municipal de Mombaça numa eleição disputadíssima em que os votos das mães mombacenses, cujos filhos nasceram por suas mãos, foram fundamentais para a sua vitória, apesar do menosprezo de seus adversários.

O vereador Wando Jota, em seu livro “Chico Jota: simples e forte”, cita: Por exercer a profissão de parteiro, surgiu o célebre slogan que impulsionou a sua candidatura: “EU NÃO VOTO, MAS MAMÃE VOTA”. Logo após a vitória, o célebre slogan teve uma pequena alteração: “EU NÃO VOTEI, MAS MAMÃE VOTOU”.

Atualmente onde se cobra tanta honestidade dos homens públicos, numa época em que é bastante rara tal virtude, onde os valores morais estão esquecidos, onde o poder da indignação está renascendo no coração e mente do povo, nada mais justo do que homenagear o nome de José Marques de Sousa que trilhou seu caminho empunhando a bandeira da decência, da dignidade e, principalmente, da honestidade.

Em nome de seus filhos, José Arnaldo, João Bosco (in memoriam), Gorete, Elizabeth, Darcizete, Antônio César, Ivete, Cícero Neto e Glaucinete, netos, bisnetos e de sua família, agradecemos ao prefeito Ecildo Filho por tão justa e honrosa homenagem.

Muito obrigado a todos!


Placa inaugural da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Castelo Martins, Edifício José Marques de Sousa. (Foto: Carlos Audi)

(Discurso proferido na solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde - UBS João Castelo Martins, Edifício José Marques de Sousa, do bairro Tejubana, em Mombaça, no dia 28/04/2015). 




© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008