Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

JOSÉ EVANDRO ALENCAR

BIOGRAFIA

 


José Evandro Alencar (1930-1986), professor e contabilista.

José Evandro Alencar nasceu no dia 29 de março de 1930 e faleceu no dia 8 de dezembro de 1986, aos 56 anos de idade, em Mombaça-CE, de onde aliás, nunca se afastou. Filho de José Alencar Sousa e Francisca Paulina Alencar. Em 1958 casou-se com a sra. Elsa Martins Sabino Alencar, de cujo enlace nasceram duas filhas: Evanelsa Sabino Alencar e Maria do Carmo Alencar Correia.

Na adolescência foi comerciário, depois comerciante e por último exerceu a profissão de professor e contabilista, tendo sido responsável pela escrita fiscal e contábil da metade das empresas comerciais do município.

Foi sócio-fundador e primeiro presidente do Lions Clube de Mombaça, exercendo a presidência durante seis gestões e, realizando, entre outras, as seguintes obras: AL 66/67 - Campanha de nomenclatura das ruas e praças da cidade; campanha de numeração dos prédios da área urbana da cidade; campanha pró-construção da Escola Antônio Soares; solicitação à saúde pública local, objetivando a melhoria sanitária da cidade. AL 67/68 - Campanha junto ao presidente do Banco do Nordeste do Brasil S/A pró-criação de uma agência daquele estabelecimento bancário em Mombaça. AL 70/71 - Campanha pró-construção e inauguração da praça governador Plácido Aderaldo Castelo. AL 73/74 - Campanha pró-construção da estrada que liga os municípios de Mombaça e Tauá; campanha em favor do credenciamento do Hospital e Maternidade Antonina Aderaldo Castelo junto ao INAMPS; campanha para a reconstrução da praça governador Plácido Aderaldo Castelo, realizada em convênio com a Prefeitura Municipal de Mombaça. AL 76/77 - Início da construção da sede do Lions Clube de Mombaça; criação do Leo Clube de Mombaça; campanha junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará visando a nomeação de um Juiz de Direito para a comarca de Mombaça; campanha pró-construção da estrada que liga os municípios de Mombaça e Catarina. AL 83/84 - Reforma do prédio da Escola Antônio Soares; campanha junto ao Ministério do Interior pró-construção da barragem Serafim Dias. Ocupou vários cargos na diretoria do Lions Clube local e na governadoria do Distrito L-15 (atual Distrito Múltiplo LA 4), tendo sido premiado por Lions International como presidente 100%.

Em uma convenção do Lions Clube, realizada na cidade do Crato, foi solicitado que todos os clubes participantes apresentassem a bandeira do seu município. Mombaça não possuía bandeira. José Evandro Alencar tomou a iniciativa de apresentar à Câmara Municipal, um projeto de sua autoria, criando a bandeira do município de Mombaça, o qual foi aprovado por unanimidade e sem alteração. Em evento posterior, a bandeira de Mombaça, em caráter oficial, tremulou entre as demais.

A Bandeira Municipal foi atualizada pelo administrador e pesquisador em História e genealogia Fernando Antonio Lima Cruz e sancionada pelo prefeito municipal Ecildo Evangelista Filho por meio da Lei Municipal nº 730/2013, de 29 de outubro de 2013, que "altera a Lei nº 25/68, de junho de 1968, que cria a bandeira do município e dá outras providências", além de instituir o dia 29 de março como o "Dia da Bandeira Municipal", em homenagem ao ex-vereador, contabilista e professor José Evandro Alencar, idealizador e autor da Lei nº 25/68 que criou a bandeira do município de Mombaça.

Em 15 de novembro de 1966 foi eleito vereador pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional), com 386 votos, para a 27ª Câmara Municipal de Mombaça, exercendo a função de vereador na legislatura 1967/1971, da qual foi presidente. Em 1976 ingressou no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), e por último, mantinha atividade político-partidária exercendo a função de 1º secretário do diretório municipal do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

Quando vereador e presidente da Câmara Municipal de Mombaça, sentindo de perto os anseios da juventude mombacense, idealizou a Sociedade de Arte e Cultura de Mombaça, da qual foi seu presidente fundador. Com o advento da sociedade, constatou a necessidade de também se organizar na cidade um clube social, de cuja idéia nasceu o atual Planáltico Clube de Mombaça, também construído sob sua presidência.

Em 1975 concluiu o 2º grau (atual ensino médio) no Centro Educacional Castro Alves e desde então passou a exercer a profissão de professor no referido estabelecimento de ensino, lecionando com segurança e aptidão a disciplina de Contabilidade, entre outras.

Aficionado de livros de temas astronômicos, altruísta, educador e dedicado ao serviço social, de personalidade marcante, honesto e leal, enfim dotado de sabedoria e qualidades ímpares, o professor José Evandro Alencar deixou uma lacuna nos diversos segmentos em que atuava na sociedade mombacense.


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008