Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
Premium Hotel
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

JOSÉ ADERALDO CASTELLO

BIOGRAFIA

 


Prof. Dr. José Aderaldo Castello (1921-2011), um dos grandes estudiosos da Literatura Brasileira, considerado por Antonio Candido como "professor completo", deu grande contribuição ao ensino, à pesquisa e à cultura do nosso país. (Foto: Fábio Lima)

José Aderaldo Castello nasceu em 2 de outubro de 1921, na cidade de Mombaça-CE, onde passou a infância e adolescência em pequenos engenhos e fazendas de criação, e faleceu em 8 de dezembro de 2011, na cidade de São Paulo-SP, aos 90 anos de idade. Era filho de João Fernandes Castelo e de Antonina Aderaldo Castelo. Foi casado com a Sra. Yara Ladeira Castelo, com quem teve a filha única e amada Clara Lúcia (já falecida) que lhe deu dois netos: Marcos e Paulo. Depois do curso secundário no Liceu do Ceará, em Fortaleza, transferiu-se para São Paulo, a fim de continuar seus estudos. Graduou-se bacharel-licenciado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Logo a seguir, convidado para professor-assistente da Cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade em que se formou, dava início à carreira docente e de pesquisador em Literatura Brasileira: doutoramento, livre docência e cátedra, pelo decorrer de 1945 a 1984, quando se aposentou. Mereceu o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP no dia 26 de abril de 2001. Também lecionou na Universidade Mackenzie. No dia 17 de julho de 2006 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Entre diferentes convites para universidades estrangeiras, esteve como professor visitante nas universidades de Provença e Bordeaux na França, e de Colônia na Alemanha. Ministrou cursos intensivos e participou de comissões de concursos em universidades brasileiras. E foi diretor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, membro do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo e da Comissão de Avaliação dos cursos de pós-graduação em Letras e Lingüística/CAPES, nos dois primeiros biênios de sua instalação.

Em comunhão com a docência, sua segunda atividade principal foi a de pesquisas voltadas para a Literatura Brasileira, entre outras a do "Movimento Academicista" do século XVII a princípios do XIX, a das origens do romance brasileiro e a de revistas literárias do século XIX ao Modernismo.

Escreveu para periódicos estrangeiros e nacionais, tendo sido crítico da revista Anhembi e colaborador efetivo do "Suplemento Literário" de O Estado de São Paulo. Conta com várias publicações em livros, das quais ressaltamos: Realidade e ilusão em Machado de Assis; Manifestações literárias do Período Colonial; Presença da Literatura Brasileira: história, crítica e antologia, em colaboração com Antonio Candido; José Lins do Rego: modernismo e regionalismo; A Literatura Brasileira: origens e unidade (1500-1960).


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008