Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

CARTAS

MOMBAÇA*

 

Fernando Antonio Lima Cruz - Fortaleza-Ce

O município de Mombaça, antiga Maria Pereira, encravado na região Sertão Central do Estado do Ceará, com uma área de 2.457 km² e uma população de 54.535 habitantes (estimativa populacional), distante cerca de 310 km da capital do Estado, Fortaleza, tendo por via de acesso a Estrada do Algodão (CE-055), destaca-se por sua tradição na política cearense. São seus filhos: Augusto Tavares de Sá e Benevides (ex-deputado estadual), Paulo Feijó de Sá e Benevides (ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa), Francisco Castelo de Castro (ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembléia Legislativa e atual vice-governador do Estado), Antônio Paes de Andrade (ex-deputado estadual, deputado federal e atual presidente da Câmara dos Deputados) e Plácido Aderaldo Castelo (ex-deputado estadual e ex-Governador do Estado). Dentre todos destacou-se a atuação do ex-governador Plácido Aderaldo Castelo.

Para dar continuidade a esta tradição política e ao desenvolvimento do município mombacense e das regiões Sertão Central e Centro-Sul, Mombaça lançou ao legislativo estadual a candidatura do médico e vereador Newton Benevides Castelo Teixeira, que obteve nas últimas eleições municipais a maior expressividade de votos naquele município. Dr. Newton Castelo destacou-se no legislativo municipal por suas atuações na elaboração da Lei Orgânica do município e por sua defesa das classes marginalizadas, sem deixar de lado o exercício da medicina, com dignidade e em prol dos menos favorecidos.

*Publicada na seção Do Leitor, do jornal O Povo (Fortaleza-Ce), em 02/07/1990


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008