Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

CARTAS

PRESIDENCIÁVEIS*

 

Fernando Antonio Lima Cruz - Mombaça-Ce

Com os resultados das pesquisas de opinião pública vê-se o risco que o país corre com o perigo de ser entregue a um aventureiro, que com idéias mirabolantes, encarnando o salvador da pátria, pretende chegar à Presidência da República.

Em 1960, na última eleição presidencial, os brasileiros elegeram Jânio Quadros para o mais alto cargo do país. Autodenominando-se “o homem da vassoura”, com a qual varreria os corruptos e seus atos impuros, Jânio frustou o Brasil ao renunciar após sete meses de Governo, por motivos até hoje inexplicados, acendendo o estopim da crise que culminaria no golpe de 31 de março de 1964, dando início à ditadura militar que durou 21 longos e penosos anos.

Hoje, como se retrocedêssemos no tempo, temos um novo moralizador, semelhante a um personagem de telenovela que, num passe de mágica, irá resolver a situação atual do país. Fernando Collor de Mello é uma cria da ditadura militar, e hoje, amparado por oportunistas de ocasião que ainda não sucumbiram com o fim da ditadura, se reveste da aura de mito, com discursos populistas e enganadores.

É um engodo que o país terá de suportar, caso seja concretizado nas urnas o resultado das pesquisas de opinião. E assim ficará comprovada a célebre frase de Pelé: “O brasileiro não sabe votar”.

*Publicada na seção Cartas, da revista Visão, Ano XXXVIII, Nº 43, p. 13, em 25/10/1989.


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008