Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

CARTAS

INSTALAÇÃO DA VILA DE MARIA PEREIRA 03*

 

Fernando Antonio Lima Cruz - Fortaleza-Ce

Há pouco mais de dois anos tomei como missão, um verdadeiro sacerdócio, preservar a memória e resgatar a História de Mombaça. Ser um “lembrete”, que conforme o historiador inglês Peter Burke, é uma das principais funções do historiador, ou seja, lembrar às pessoas o que elas gostariam de ter esquecido.

Durante este período tenho buscado informações em fontes primárias e secundárias, resgatando fatos já conhecidos da nossa História e trazendo à tona fatos novos que venham enriquecê-la e, até mesmo, transformá-la. Segundo o mesmo historiador inglês, “a informação é como a água: quanto mais próxima da fonte, mais pura será”.

Em correspondências anteriores, datadas respectivamente de 19 de junho e 22 de novembro de 2006, comuniquei a esta casa legislativa a existência de documentos originais no acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), em Fortaleza-CE, que comprovam que a emancipação político-administrativa de Mombaça ocorreu no dia 15 de janeiro de 1853 e que o 1º presidente da Câmara Municipal foi Manoel Procópio de Freitas, contrariando a historiografia oficial mombacense.

Volto a sugerir à Câmara Municipal de Mombaça a criação de uma comissão especial para visitar o Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), para verificar in loco os documentos ali existentes e através da prova documental reconhecer Manoel Procópio de Freitas como o seu 1º presidente.

Sugiro, também, que se institua mais uma data comemorativa alusiva ao município de Mombaça, a data de instalação e emancipação política do município: dia 15 de janeiro. Permanecendo a data de criação do município, a ser comemorada, no dia 27 de novembro.

Segue anexo, na íntegra, o artigo de minha autoria intitulado Mombaça: 155 anos de emancipação política, publicado resumidamente à página 1, do caderno Jornal do Leitor, do jornal O POVO, do dia 26 de janeiro próximo passado. O referido artigo será publicado na Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP) no 1º semestre do corrente ano. (1)

Certo de vossa atenção coloco-me à disposição da Câmara Municipal de Mombaça, para eventuais esclarecimentos.

*Carta enviada aos vereadores da Câmara Municipal de Mombaça, em 11/02/2008.

1. O artigo Mombaça: 155 anos de emancipação política foi publicado na Revista da ASBRAP nº 14, lançada em 02/08/2008, por ocasião do 1º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, realizado na Universidade Anhembi Morumbi - Anhangabaú (Rua Libero Badaró, 487 - Centro - São Paulo-SP), tendo como tema "Diálogos entre Genealogia e História".

 


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008