Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

EDITORIAL 2008.1

 

Dois anos após lançarmos o site Maria Pereira Web temos recebido o incentivo de mombacenses ou não, espalhados por todo o Brasil, por promovermos a divulgação da história e a preservação da memória mombacense.

Apesar de estimarmos para o ano de 2007 a publicação de um ou dois livros dos cinco em preparação sobre a história de Mombaça, não foi possível atingir tal objetivo em virtude de uma série de fatores, entre os quais citamos como fundamental a escassez de tempo, em decorrência da nossa atividade profissional que nos leva a viajar periodicamente para as cidades de Teresina e Belém.

Esperamos que, até o final do 1º quadrimestre de 2008, possamos publicar dois trabalhos sobre a história mombacense, a saber:

1º A HISTÓRIA DE MOMBAÇA EM IMAGENS ou IMAGENS DA HISTÓRIA MOMBACENSE. Através de fotografias datadas a partir do final do século XIX (1898) até o início da década de 80 do século XX, contaremos a história social, política, cultural e religiosa de Mombaça, com imagens e textos sobre pessoas e aspectos da vida mombacense.

2º MOMBAÇA: CATÁLOGO SELETIVO (1848-1916). Trata-se de um índice comentado de todos os documentos históricos (ofícios) de Mombaça, referentes à Câmara Municipal, Instrução Pública, Comissão de Socorros Públicos e Guarda Nacional, pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará - APEC. Servirá de apoio para que futuros pesquisadores realizem trabalhos sobre Mombaça ou sobre a história do Ceará, referentes aos temas abordados.

Se em 2006 comemoramos o centenário de nascimento de Plácido Aderaldo Castelo (1906-1979), o “Mombacense do Século XX”, no ano de 2007 comemoramos duplamente o centenário de nascimento do ex-deputado estadual Paulo Feijó de Sá e Benevides (1907-1990) e o sesquicentenário de nascimento do tenente-coronel da Guarda Nacional José Aderaldo de Aquino (1857-1920).

Em 2008, dando seqüência às comemorações de aniversário de personalidades mombacenses, celebraremos o centenário de nascimento do Prof. Dr. Dagmar Aderaldo de Araújo Chaves (1908-2002) e o 130º (centésimo trigésimo) aniversário de nascimento do major farmacêutico Dr. José Benevenuto de Lima (1878-1936). O Prof. Dr. Dagmar Aderaldo de Araújo Chaves foi o idealizador e organizador do Hospital Estadual Anchieta, no Rio de Janeiro, sendo Diretor e Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, durante 31 anos, além de ter sido ex-Professor Catedrático de Ortopedia e Traumatologia em quatro faculdades de medicina (por concursos de títulos e provas), intelectual, orador, conferencista, escritor e publicista. Já o major farmacêutico Dr. José Benevenuto de Lima foi um dos fundadores e elaboradores dos estatutos da Associação Brasileira de Farmacêuticos, fundada em 20/01/1916, no salão de conferências do Círculo Católico, no Rio de Janeiro e integrou o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército, berço da indústria farmacêutica nacional e que muito contribuiu para a formação do ensino superior de farmácia no Brasil.

“A história não é uma arte. É ciência pura. Não consiste em narrar agradavelmente ou em dissertar com profundidade. Consiste, como toda ciência, em constatar os fatos, analisá-los, compará-los e ressaltar a ligação entre eles.” (Fustel de Coulanges).

Saudações,

Fernando Cruz


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008