Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

EDITORIAL 2009.1

 

Ainda não foi em 2008 que pudemos colher os frutos da nossa pesquisa, iniciada no 2º semestre de 2005, com a publicação de um ou dois trabalhos sobre a história mombacense. Esperamos que, por todo o ano de 2009, possamos concluir e publicar dois livros, a saber:

1º FRAGMENTOS PARA A HISTÓRIA DE MOMBAÇA: 1848-1916. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Mombaça, através do prefeito José Wilame Barreto Alencar, transcrevemos todos os documentos históricos (ofícios) de Mombaça, referentes à Câmara Municipal, Instrução Pública, Comissão de Socorros Públicos e Guarda Nacional, pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC). Reuniremos e publicaremos aqueles documentos de maior relevância para a historiografia mombacense, dada a impossibilidade de reuni-los num único livro, devido a grande quantidade de documentos.

2º A HISTÓRIA DE MOMBAÇA EM IMAGENS ou IMAGENS DA HISTÓRIA MOMBACENSE. Através de fotografias datadas a partir do final do século XIX (1898) até o início da década de 80 do século XX, contaremos a história social, política, cultural e religiosa de Mombaça, com imagens e textos sobre pessoas e aspectos da vida mombacense.

Em contrapartida nestes últimos três anos proporcionamos algumas contribuições para o resgate da memória e para a preservação da história mombacense:

1º Sugerimos e a Câmara Municipal de Mombaça solicitou ao executivo municipal a elaboração de um projeto de lei modificando a Lei Municipal nº 15, de 04/11/1967, que altera as denominações das ruas e praças desta cidade, alterando o nome da rua Barão Leonardo Marques Brasil para Barão de São Leonardo.

Através de criteriosa pesquisa que contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mombaça localizamos no Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) a ata de instalação da vila de Maria Pereira, atual Mombaça, ocorrida no dia 15 de janeiro de 1853. O referido documento que consideramos ser a “certidão de nascimento” de Mombaça, pois a emancipou político-administrativamente da vila de Quixeramobim, nos traz duas verdades que contrariam a historiografia mombacense até então conhecida: a data da instalação do município e o 1º presidente da Câmara Municipal. Ao invés de José Joaquim de Sá e Benevides que dá nome ao plenário daquela casa legislativa, o seu 1º presidente foi Manoel Procópio de Freitas. Esperamos que a nova mesa diretora e os demais vereadores da Câmara Municipal de Mombaça reconheçam o referido documento e oficialmente corrijam estes erros da historiografia mombacense.

3º Por sugestão nossa, a Prefeitura Muncipal de Mombaça desde 2006 dedica o ano a uma personalidade mombacense que se destacou em alguma área de atividade, em comemoração ao seu aniversário de nascimento. Já foram homenageados o ex-governador do Estado do Ceará Plácido Aderaldo Castelo (1906-1979), o ex-deputado estadual Paulo Feijó de Sá e Benevides (1907-1990) e o médico ortopedista Prof. Dr. Dagmar Aderaldo de Araújo Chaves (1908-2002).

4º No último dia 29 de novembro, a administração Realizando Sonhos sob o comando do prefeito Wilame Alencar inaugurou a Praça dos Expedicionários, construída com recursos do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal, e que homenageia os ex-combatentes mombacenses da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e do litoral na II Guerra Mundial. O nome Praça dos Expedicionários, por nós sugerido, é uma forma de resgatar a memória e preservar a história da participação mombacense naquele conflito que abalou o mundo no período de 1939 a 1945.

Em 2008, dando seqüência às comemorações de aniversário de personalidades mombacenses, celebramos o centenário de nascimento do médico ortopedista Prof. Dr. Dagmar Aderaldo de Araújo Chaves (1908-2002), o 110º (centésimo décimo) aniversário de nascimento do historiador Augusto Tavares de Sá e Benevides (1898-1983), o 130º (centésimo trigésimo) aniversário de nascimento do coronel farmacêutico Dr. José Benevenuto de Lima (1878-1936), o 170º (centésimo septuagésimo) aniversário de nascimento do Prof. Pedro Jayme de Alencar Araripe (1838-1913) e o 210º (ducentésimo décimo) aniversário de nascimento do capitão Antonio Honorato Silva Limoeiro (1798-1887).

No ano de 2009 será celebrado o 140º (centésimo quadragésimo) aniversário de nascimento do ex-prefeito municipal de Mombaça José Frutuoso de Sá e Benevides (1869-1948). Comerciante, foi prefeito municipal de Mombaça no período de 1919 a 1924. Na sua gestão foram criadas as Escolas Reunidas de Mombaça, sucedidas em 1935 pelo Grupo Escolar Padre João Antonio. Realizava memoráveis bailes em sua residência, sendo tradicional o do dia 17 de dezembro, por ocasião de seu aniversário, com a participação da sociedade local e de municípios vizinhos.

Estamos elaborando biografias para prover os principais logradouros públicos de Mombaça de placas biográficas, projeto este que conta com o apoio do executivo municipal. Inicialmente serão contempladas com as referidas placas as seguintes ruas e avenidas: Barão de São Leonardo, Coronel José Aderaldo, Doutor José Carneiro, Governador Plácido Castelo, Jaime Benevides, José Frutuoso de Sá e Benevides, Padre Lino Aderaldo, Padre Odorico de Andrade, Padre Pedro Leão, Padre Pereira, Padre Sarmento e Prefeito Carlos Augusto Benevides.

“Um país sem memória não é apenas um país sem passado. É um país sem futuro.” (Rui Barbosa)

Saudações,

Fernando Cruz


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008