Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

EDITORIAL 2009.2

 

Passados quatro anos da criação do site Maria Pereira Web muitas conquistas foram realizadas mas, ainda, há muito a ser feito para que o objetivo de "preservar a memória e divulgar a história de Mombaça" não seja amainado pelos obstáculos que nos interpõem nesta trajetória árdua e, às vezes, quixotesca de transmitir a narração histórica de um lugar e de seu povo.

Alguns projetos foram adiados para o ano de 2010 como o de prover os principais logradouros mombacenses de placas biográficas. Inicialmente serão contempladas com as referidas placas as seguintes ruas e avenidas: Barão de São Leonardo, Coronel José Aderaldo, Doutor José Carneiro, Governador Plácido Castelo, Jaime Benevides, José Frutuoso de Sá e Benevides, Padre Lino Aderaldo, Padre Odorico de Andrade, Padre Pedro Leão, Padre Pereira, Padre Sarmento e Prefeito Carlos Augusto Benevides.

Outro projeto de fundamental importância para a historiografia mombacense é a organização e publicação dos documentos históricos de Mombaça referentes à Câmara Municipal, Instrução Pública, Comissão de Socorros Públicos e Guarda Nacional, pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC). Este conjunto documental será publicado sob o título FRAGMENTOS PARA A HISTÓRIA DE MOMBAÇA: 1848-1916.

Desde junho de 2006 informamos à Câmara Municipal de Mombaça e sugerimos que seja reconhecido como o 1º presidente daquela casa legislativa (que até o ano de 1892 também exercia a função executiva), Manoel Procópio de Freitas, como também se estabeleça o dia 15 de janeiro de 1853 como o marco da emancipação político-administrativa de Mombaça (foi nesta data que instalou-se a vila de Maria Pereira, atual Mombaça, e foi empossada a sua 1ª Câmara Municipal). A sugestão está embasada na ata de instalação da vila de Maria Pereira que está sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC). Esperamos que a atual mesa diretora e os demais vereadores da Câmara Municipal de Mombaça reconheçam o referido documento e oficialmente corrijam estes erros da historiografia mombacense.

O que nos move é a paixão pelo que fazemos. É ter a certeza de que estamos construindo algo em prol da preservação da rica história de um povo iniciada em 12 de outubro de 1706 com a concessão da sesmaria sobre o rio Banabuiú, onde está situado o município de Mombaça, ao coronel João de Barros Braga, ao português Serafim Dias e à pernambucana Maria Pereira da Silva.

Temos a convicção de que a história do Brasil se passa pela história municipal. É por isso que nos propusemos, como num sacerdócio, a narrar a história de Mombaça.

“A novidade é que o Brasil não é só litoral... Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil, não vai fazer desse lugar um bom país.” (Milton Nascimento e Fernando Brant, in Notícias do Brasil)

Saudações,

Fernando Cruz


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008