Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

EDITORIAL 2010.2

 

No 1º semestre do corrente ano concluímos a monografia A administração pública em Mombaça e a influência do padre Sarmento de Benevides (1853-1867), que serviu como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração, pela Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza - FCHFOR, da UNICE - Ensino Superior.

O referido trabalho monográfico que aborda a administração pública e o clientelismo político no período que vai da emancipação político-administrativa de Mombaça até o falecimento do padre Antônio José Sarmento de Benevides será editado em livro no 2º semestre, tendo uma apresentação do Dr. Antônio Paes de Andrade (ex-embaixador do Brasil em Portugal e Doutor Honoris Causa da Universidade Lusíada de Lisboa) e um prefácio do Prof. José Aderaldo Castello (Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará - UFC), além do acréscimo de um índice onomástico.

Seguindo a mesma linha de pesquisa que aborda a história política de Mombaça iniciamos um segundo trabalho monográfico intitulado Política e parentela nos sertões de Mombaça (1889-1916), para fins de obtenção do título de Especialista em História do Brasil, pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - Faculdades INTA, que trata do mandonismo, coronelismo e clientelismo na constituição de uma oligarquia de base familiar dentro do conceito da família extensa brasileira.

De acordo com o AWStats, o site Maria Pereira Web recebeu a visita de 8.705 internautas nos seis primeiros meses de 2010, proporcionando uma média de 48 visitas/dia. Já o ClustrMaps nos informa que, no mesmo período, tivemos a visita de internautas de 50 países, além do Brasil.

Segue a relação dos países visitantes e o respectivo número de visitas ao site Maria Pereira Web: Portugal (310), Estados Unidos (116), Israel (75), Itália (34), França (19), Reino Unido (18), Alemanha (16), Suiça (13), Angola (13), Canadá (13), México (9), Países Baixos (9), Espanha (7), Bélgica (4), Japão (4), Cabo Verde (4), Suécia (4), Venezuela (4), Turquia (3), Argentina (3), Paraguai (3), Federação da Rússia (3), Ucrânia (2), Finlândia (2), Equador (2), Chile (2), Costa Rica (2), Uruguai (2), Áustria (1), Lituânia (1), República Checa (1), Noruega (1), Irlanda (1), Luxemburgo (1), Eslováquia (1), República Árabe Síria (1), Panamá (1), Nicarágua (1), Costa do Marfim (1), Colômbia (1), Peru (1), Quênia (1), El Salvador (1), Senegal (1), Grécia (1), Bulgária (1), Malta (1), Taiwan (1), Emirados Árabes Unidos (1) e Eslovênia (1).

Os números acima nos dão a certeza de estarmos cumprindo com o objetivo de "preservar a memória e divulgar a história de Mombaça". É a democratização da informação por meio da internet.

“Os políticos do século XIX preocupavam-se predominantemente (embora não exclusivamente) com o clientelismo, fosse concedendo favores ou buscando-os (muito freqüentemente, as duas coisas ao mesmo tempo.” (Richard Graham)

Saudações,

Fernando Cruz


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008