Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

EDITORIAL 2011.1

 

No 2º semestre do ano passado lançamos o livro Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867), que aborda a administração pública e o clientelismo político no período que vai da emancipação político-administrativa de Mombaça até o falecimento do padre Antônio José Sarmento de Benevides e que teve uma apresentação do Dr. Antônio Paes de Andrade (ex-embaixador do Brasil em Portugal e Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada de Lisboa) e um prefácio da Prof.ª Maria da Glória Sá Rosa (Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras).

A referida obra está disponível nas seguintes bibliotecas e instituições de Fortaleza: Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC, Academia Cearense de Letras – ACL, Instituto do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, Biblioteca César Cals de Oliveira (Assembléia Legislativa do Estado do Ceará), Sala de História Eclesiástica do Ceará, Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA / IDECC – São Rafael e Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza - FCHFOR (UNICE - Ensino Superior).

Também faz parte do acervo das maiores bibliotecas do Brasil e do mundo, respectivamente a Fundação Biblioteca Nacional - FBN e a Library of Congress (Biblioteca do Congresso Americano).

Seguindo a mesma linha de pesquisa que aborda a história política de Mombaça iniciamos um segundo trabalho monográfico intitulado Política e parentela nos sertões de Mombaça (1889-1916), para fins de obtenção do título de Especialista em História do Brasil, pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - Faculdades INTA, que trata do mandonismo, coronelismo e clientelismo na constituição de uma oligarquia de base familiar dentro do conceito da família extensa brasileira.

Retomaremos, também, o projeto de organizar e publicar um índice comentado dos documentos históricos (ofícios) de Mombaça, referentes à Câmara Municipal, que estão sob a custódia do Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC, sob o título Mombaça: Catálogo Seletivo (1853-1916).

De acordo com o AWStats, o site Maria Pereira Web recebeu a visita de 20.252 internautas por todo o ano de 2010, proporcionando uma média mensal de 1.687 visitas. Já o ClustrMaps nos informa que, no mesmo período, tivemos a visita de internautas de 60 países, além do Brasil.

Tolstói (1828-1910) disse, numa frase célebre, que ao descrever a sua aldeia você descreverá o mundo. Nos baseamos no citado aforismo para preservar a memória e divulgar a história de Mombaça, a nossa aldeia, as nossas raízes.

"Sem palavras, sem escritores, sem livros não haveria história, nem conceito de humanidade." (Herman Hesse, 1877-1962)

Saudações,

Fernando Cruz


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008