Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia

LIVROS
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
Mombaça: Terra de Maria Pereira
Grandes Juristas Cearenses - Volume II
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Assistência Familiar Caminho do Céu
Centro Comercial Pedro Tomé
Gelar
José Evenilde Benevides Martins
LS Combustíveis
Posto Glória
Premium Hotel
Supermercado Jean
MEMBRO
ALMECE - Academia de Letras dos Municípios Cearenses
ACE - Associação Cearense dos Escritores
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ACERVO ICONOGRÁFICO I

 


Anverso da carta da Sra. Maria Stella de Hollanda Carneiro, viúva do Dr. José de Araújo Domingues Carneiro, enviada ao coronel Solon da Costa e Silva (1852-1930), pai de José Almir da Costa e Silva (1906-1986), condutor do veículo que atropelou e matou o Dr. José Carneiro. O coronel Solon da Costa e Silva foi proprietário da Companhia Ferro-Carril do Ceará que explorava o serviço de bondes de tração animal (existe hoje em Fortaleza a rua Coronel Solon, em sua homenagem). O automóvel que vitimou o Dr. José Carneiro foi doado ao padre Geminiano Bezerra de Menezes (1890-1967), conhecido como padre Nini, para ser vendido em benefício das obras pias empreendidas pelo mencionado vigário da igreja do Patrocínio.

 


Verso da carta da Sra. Maria Stella de Hollanda Carneiro, viúva do Dr. José de Araújo Domingues Carneiro, enviada ao coronel Solon da Costa e Silva (1852-1930), pai de José Almir da Costa e Silva (1906-1986), condutor do veículo que atropelou e matou o Dr. José Carneiro. O coronel Solon da Costa e Silva foi proprietário da Companhia Ferro-Carril do Ceará que explorava o serviço de bondes de tração animal (existe hoje em Fortaleza a rua Coronel Solon, em sua homenagem). O automóvel que vitimou o Dr. José Carneiro foi doado ao padre Geminiano Bezerra de Menezes (1890-1967), conhecido como padre Nini, para ser vendido em benefício das obras pias empreendidas pelo mencionado vigário da igreja do Patrocínio.

Fortaleza 16 de Outubro de 1925

Ill.mo Snr. Solon da Costa e Silva

Tenho por fim declarar a V. Sª. para os devidos fins, que de minha livre e expontanea vontade perdoo a seu filho José Almir da Costa e Silva o homicidio involuntario praticado na pessoa de meu saudoso marido Dr. José Domingues Carneiro na manhã do dia 7 do corrente em virtude de um accidente de automovel dirigido nesta occasião pelo referido seu filho.

Pode V. Sª. fazer desta carta o uso que lhe convier.

Maria Stella de Hollanda Carneiro

(Fonte: Arquivo Público do Estado do Ceará - APEC)

Untitled Document


© Copyright 2005-2024 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 99954-0008