Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ACERVO ICONOGRÁFICO II

 


O padre Francisco Lino Aderaldo de Aquino (o 3º em pé da esquerda para a direita), nasceu em Mombaça-Ce, a 23 de setembro de 1882 e faleceu em Fortaleza-Ce, a 18 de julho de 1941, aos 58 anos de idade. Era filho do tenente-coronel José Aderaldo de Aquino e de Ana Joaquina Aderaldo e Silva, sendo bisneto materno do capitão Antônio Honorato Silva Limoeiro. Iniciou seus estudos no seminário de Fortaleza, transferindo-se depois, para o de São Luís, Maranhão, onde se ordenou em 25 de março de 1905. Naquele Estado assumiu a paróquia de Itapecuru Mirim, onde permaneceu por menos de um ano, sendo em seguida transferido para a paróquia de Brejo, onde permaneceu de 1906 a 1920, durante 14 anos, causando uma comoção geral na população itapecuruense, o que motivou um abaixo-assinado por sua permanência, mas que não obteve êxito. Impossibilitado de paroquiar a sua terra natal foi nomeado a 22 de abril de 1922 vigário de Senador Pompeu, assumindo a paróquia no dia 30 de abril, nela permanecendo até a sua morte, em 1941, tendo antes passado pouco tempo como vigário de Cascavel e Pacoti. Em Senador Pompeu, prestou relevantes serviços à religião, impondo-se à consideração e estima dos seus paroquianos e foi também um político de largo prestígio, gozando de grande conceito no seio de seu partido, a Liga Eleitoral Católica (LEC).

Fonte: SILVEIRA, Aureliano Diamantino. Ungidos do Senhor na evangelização do Ceará (1700 a 2004). Volume II. Fortaleza: Premius, 2004.

Untitled Document


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008