Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ACERVO ICONOGRÁFICO II

 


As barragens, açudes ou represas são estruturas artificiais construídas no leito de um rio ou canal para acumular as águas para diversas funções. Em geral, elas são utilizadas para o abastecimento de água nas zonas residenciais, agrícolas, industriais, e para a produção de energia elétrica e prevenção de enchentes. As grandes áreas urbanas, rurais e industriais têm uma necessidade maior de água. Em virtude disso, existem grandes barragens de armazenamento de água para abastecer essas regiões, bem como auxiliar na irrigação da produção agrícola. Uma das ações do homem para enfrentar o fenômeno natural da seca que, de tempos em tempos, assola o Nordeste brasileiro foi o barramento dos rios. Ao longo dos anos várias barragens foram construídas no leito do rio Banabuiú no trecho que banha o município de Mombaça. Segundo a Wikipédia o rio Banabuiú é um rio brasileiro que banha o Estado do Ceará. É o principal afluente do rio Jaguaribe. Banabuiú, que de acordo com Tomás Pompeu de Sousa Brasil, significa "Rio que tem muitas voltas": "bana" - que torce, volteia; "bui"- muito, com excesso; e "u"- água, rio. Outro topônimo de origem indígena diz que Banabuiú é o pantanal ou vale das borboletas.
Na fotografia, vemos, o secretário de Educação do Estado do Ceará monsenhor André Viana Camurça (1913-2011), o governador do Estado do Ceará Plácido Aderaldo Castelo (1906-1979) e o prefeito municipal de Mombaça José Marques de Sousa (1922-1973) inspecionando as obras de construção de uma barragem no leito do rio Banabuiú.


Untitled Document


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008