Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia

LIVROS
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
Mombaça: Terra de Maria Pereira
Grandes Juristas Cearenses - Volume II
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Assistência Familiar Caminho do Céu
Centro Comercial Pedro Tomé
Gelar
José Evenilde Benevides Martins
LS Combustíveis
Posto Glória
Premium Hotel
Supermercado Jean
MEMBRO
ALMECE - Academia de Letras dos Municípios Cearenses
ACE - Associação Cearense dos Escritores
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ACERVO ICONOGRÁFICO III

 


José Camilo de Lima (*? - †07/03/1938), o José Fagundes, filho de Cornélio Pereira de Castro e Josefa Maria de Jesus, foi casado com Maria da Conceição Lima (*08/11/1875 - †13/12/1966), a Dona Conceição, cujo nome de solteira era Maria da Conceição de Jesus, oitava filha de Cosme da Cunha Lima e Ana Joaquina da Conceição, bisneta paterna do capitão português Pedro da Cunha Lima, com quem teve 8 (oito) filhos, a saber: Luís Gonzaga de Lima, Luiza Gonzaga Paulino, Maria José de Lima, Ana de Lima, Augusta de Lima, Maria Júlia de Lima, Georgenor de Lima e Francisco Fagundes de Lima.

Segundo Augusto Tavares de Sá e Benevides, no livro "Mombaça: biografia de um sertão" (Imprensa Oficial do Ceará, 1980), José Camilo de Lima era membro de uma associação religiosa denominada de Irmãos do Santíssimo Sacramento e um dos mais assíduos frequentadores das festas religiosas da Igreja Católica em Mombaça. Edições do Almanak Laemmert, a partir da década de 1910, editado no Rio de Janeiro, citam José Camilo de Lima como sub-delegado de polícia de Benjamin Constant e de Maria Pereira, antigas denominações do município de Mombaça.

José Camilo de Lima dá nome a um logradouro público, denominado de Travessa José Fagundes, localizado no bairro Centro da sede do município de Mombaça (iniciando na Rua Antonio Evangelista Sobrinho e terminando na Avenida José Jaime Benevides, popularmente conhecida como Beira Rio).

Fotografia: O casal José Camilo de Lima e Maria da Conceição Lima, bisavós maternos do editor do perfil "Mombaça em Fotos" e do site "Maria Pereira Web". Acervo do site Maria Pereira Web, fotografia restaurada digitalmente por Thiago Gurgel. Contato: (85) 99985-6841.


Casarão da família Fagundes (Lima) construído no ano de 1904 por José Camilo de Lima, o José Fagundes, bisavó materno do editor deste site, situado na confluência da Rua Padre Sarmento com a Rua Manuel Irênio de Sousa.


Registro de casamento de José Camilo de Lima e Maria da Conceição de Jesus, que passou a adotar o nome de Maria da Conceição Lima, celebrado pelo padre José Cândido de Queiroz Lima, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, no dia 1º de julho de 1896, quarta-feira, que teve como testemunhas João Martins de Melo e Militão Pereira Carnaúba.

Untitled Document


© Copyright 2005-2024 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 99954-0008