Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

HISTÓRIA

Fac-símiles dos ofícios da presidência da Câmara Municipal da Vila de Benjamin Constant, enviados ao Presidente do Estado do Ceará, datados, respectivamente de 26/10/1896 e 03/11/1896, comunicando a eleição e a apuração geral dos votos da eleição de vereadores municipais da nova Vila de Senador Pompeu. (Fotos: Fernando Cruz)

12ª CÂMARA MUNICIPAL - 1896 / 1900

 

Um fato importante a destacar da 12ª Câmara Municipal de Mombaça, então Vila de Benjamin Constant, eleita em 11 de maio de 1896 e empossada em 10 de junho de 1896, é que a mesma realizou a eleição e empossou os vereadores eleitos da nova Vila de Senador Pompeu. Em documento datado de 26 de outubro de 1896, o presidente da Câmara, Filemon Ferreira de Magalhães, comunica ao presidente do Estado que no dia 25 de outubro daquele ano procedeu-se à eleição de vereadores municipais daquela vila, correndo o pleito regularmente.

Em sessão extraordinária da Câmara Municipal da Vila de Benjamin Constant, no dia 3 de novembro de 1896, procedeu-se a apuração geral dos votos da eleição de vereadores da nova Vila de Senador Pompeu, tendo sido reconhecidos como eleitos os cidadãos Thomé Antonio Rabello Machado, Procópio Pereira da Costa, Luccas Ferreira da Silva, Luiz Vieira de Moraes, Manoel Soares do Nascimento e Sá, João Rodrigues Pereira, Manoel Ferreira Lima e Antonio Victoriano de Oliveira.

Vale ressaltar que dentre os vereadores eleitos da nova Vila de Senador Pompeu, dois, Thomé Antonio Rabello Machado e Procópio Pereira da Costa, já haviam sido eleitos vereadores da Vila de Benjamin Constant, na eleição ocorrida em maio daquele mesmo ano.

(Fonte: Arquivo Público do Estado do Ceará - APEC; Texto: Fernando Cruz)

Música-tema da página: Odeon, de Ernesto Júlio Nazareth (1863-1934), pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do "tango brasileiro" ou, simplesmente, choro.


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008