Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

LANÇAMENTO DO LIVRO “ARTES PLÁSTICAS EM MATO GROSSO DO SUL”

 

23/12/2005


Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul

Foi lançado no dia 16 de dezembro próximo passado, no Museu de Arte Contemporânea Nelly Martins de Campo Grande-MS, o livro “Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul”, escrito pelas professoras Maria da Glória Sá Rosa (cearense de Mombaça), Idara Duncan e Yara Penteado. O evento começou às 19h30 e teve o apoio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

A publicação tem a apresentação da professora e crítica de arte Maria Adélia Menegazzo, projeto gráfico e edição de arte de Fernando Marson. Nela é traçado o perfil de 150 artistas num total de 365 páginas e centenas de fotos coloridas. A obra é um desenho da pluralidade cultural de um Estado onde convivem identidades, línguas, culturas, nas quais estão refletidos traços das diferentes tribos indígenas, dos povos latino-americanos (bolivianos e paraguaios) e de gente que veio das mais diversas partes do mundo e do Brasil para desenhar o mosaico multifacetado, que é o retrato de uma sociedade em permanente mudança como a nossa.

Durante pouco mais de dois anos, as três autoras percorreram as cidades de Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana e outros municípios, visitando ateliês e realizando entrevistas, numa pesquisa sistematizadora da situação das artes plásticas em Mato Grosso do Sul sobre a qual há pouca coisa escrita. A única publicação a esse respeito é o livro “Artes Plásticas no Centro Oeste” de Aline Figueiredo, publicado em 1979 e que serviu de fonte.

O levantamento e cadastramento do patrimônio das artes plásticas foi o caminho para a descoberta das múltiplas facetas de Mato Grosso do Sul. A análise das estruturas profundas de telas, desenhos, esculturas, objetos e outras formas de arte serviu de fio condutor, visto que por trás das linhas das cores, dos volumes está a ideologia do artista e do tempo que lhe foi dado para viver.

A pesquisa dos assuntos da obra teve o apoio do FIC - Fundo de Incentivos Culturais do Estado. O livro poderá ser adquirido nas principais livrarias de Campo Grande. A publicação tem o preço de R$ 100,00 (cem reais).


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008