Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

O PESQUISADOR MOMBACENSE FERNANDO CRUZ VISITOU TRINETA DE TIRADENTES EM BELO HORIZONTE-MG

 

12/03/2006


Fernando Cruz e Sra. Jacira Braga de Oliveira

O pesquisador e propagandista mombacense Fernando Cruz em viagem de negócios a Minas Gerais teve a oportunidade de conhecer pessoalmente na última quinta-feira, dia 09/03, a Sra. Jacira Braga de Oliveira, de 96 anos de idade, trineta de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o Protomártir da Independência do Brasil.

Dona Jacira Braga, aos 96 anos de idade, trineta de Tiradentes, atualmente é a única descendente viva da 4ª geração do alferes Joaquim José da Silva Xavier. É também uma das mães mais velhas de Belo Horizonte. A simpática senhora, apesar de rígida quanto aos costumes, está completamente bem informada sobre assuntos da atualidade. Lê diariamente jornais, revistas, livros e, às vezes, assiste televisão.

Nasceu em Dores do Indaiá, no Centro-Oeste de Minas Gerais, em 7 de novembro de 1909. Foi para Goiás com o marido que era lavrador. Foi lá na roça que teve o primeiro filho, José Braga de Oliveira. “Naquela época, não tinha nem hospital. A gente tinha filho era em casa mesmo, com a parteira”, lembra Dona Jacira. Dois anos depois, já de volta a Minas Gerais, teve Fábio das Graças Oliveira Braga.

Apesar de toda dificuldade que amargou ao longo da vida, incluindo a perda do primogênito quando este havia completado 17 anos, mostra ser uma pessoa alegre e determinada. Prova da boa educação que deu está no filho mais novo, Fábio Braga, de 53 anos de idade. Para ajudar em casa, começou a trabalhar ainda novo como boy, depois foi trocador de ônibus e bancário. Bacharelou-se em Direito, passou em concurso público e tornou-se juiz do trabalho. Hoje, aposentado, exerce a advocacia em Belo Horizonte.

A Lei nº 7.705, de 21 de dezembro de 1988 e publicada no Diário Oficial da União de 22 de dezembro de 1988, sancionada pelo então Presidente da República José Sarney, concede uma pensão especial mensal a Dona Jacira Braga no valor de 02 (dois) salários mínimos vigentes no país (o texto da lei erroneamente cita os trinetos de Tiradentes como integrantes da sua 5ª geração, quando na realidade integram a sua 4ª geração).

Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792) foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes. Com Tiradentes e a Inconfidência Mineira arraigou-se nos brasileiros os ideais republicanos e de liberdade.

(Fonte: Jornal “Hoje em Dia”, Belo Horizonte, 08/05/2005, p. 23)

Clique nas imagens miniaturizadas abaixo para ampliar as fotografias.


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008