Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

O PASSADO NAS VEIAS

Ou de como o pé quebrado de Fernando Cruz ajudou a resgatar a história de um pequeno município do sertão cearense

 

10/06/2006


Fac-símile da revista Interação, março-maio de 2006


Fac-símile da revista Interação, março-maio de 2006

No ano passado o representante Fernando Antonio Lima Cruz (Linha Oftálmica, atuando nas cidades de Fortaleza, Teresina e São Luís) quebrou o tornozelo e, obrigado a ficar ‘de molho’ durante alguns meses, ocupou-se não apenas com a fisioterapia, mas também com um projeto que o apaixonava: o mergulho no passado de sua cidade natal, Mombaça, onde os pais moram até hoje.

Além de criar o site www.mariapereiraweb.net, nesse período Fernando iniciou um trabalho de pesquisa histórica que dará origem inicialmente a dois livros sobre o município, situado no sertão cearense a 296 km de Fortaleza. “Quero me tornar uma referência como pesquisador nas áreas de história e genealogia mombacense”, diz ele sem modéstia, acrescentando que o projeto tem dois objetivos principais: preservar a memória e divulgar a história de Mombaça, através do resgate dos documentos oficiais prestes a virar pó no Arquivo Público do Estado do Ceará. Experiência não lhe falta, já que é sócio da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP).

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Mombaça e o auxílio de uma historiadora, Fernando vasculhou bibliotecas, arquivos públicos e acervos particulares, reunindo milhares de documentos e fotografias que reconstituem parte da memória da cidade, fundada em 1851 com o nome de Maria Pereira, uma proprietária de terras muito conhecida na região no século XVIII. Entre outras coisas, Fernando descobriu durante as pesquisas que Maria Pereira foi a sua 9ª avó paterna, enquanto o seu pentavô materno foi o capitão português Pedro da Cunha Lima, grande proprietário que se casou em segundas núpcias com Rita, uma mulata alforriada (e que vem a ser sua pentavó).

Livros

Os mombacenses famosos e de prestígio são o tema do seu primeiro livro, a ser lançado provavelmente em setembro. “A História de Mombaça Passa Por Esta Rua e Outras Personalidades Mombacenses” trará cerca de 30 biografias de conterrâneos como o crítico literário José Aderaldo Castello, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; seu irmão, o ex-governador do Estado do Ceará Plácido Aderaldo Castelo; Leonardo Ferreira Marques, o Barão de São Leonardo; o embaixador brasileiro em Portugal Antônio Paes de Andrade; o jornalista Robério Vieira Silva, ex-assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol; os ex-combatentes e heróis da 2ª Guerra Mundial, Pedro de Lima Martins e Umbelino Alves de Sousa; o Prof. Dr. Dagmar Aderaldo Chaves, ex-professor catedrático de Ortopedia e Traumatologia em quatro faculdades de medicina do Rio de Janeiro, além do coronel farmacêutico Dr. José Benevenuto de Lima, um dos fundadores da Associação Brasileira de Farmacêuticos.

Já o segundo livro, previsto para 2007, trará a reprodução e transcrição de parte dos documentos pesquisados no Arquivo Público do Estado do Ceará referentes à câmara municipal, instrução pública, guarda nacional e socorros públicos, e também no arquivo da Arquidiocese de Fortaleza, além de um rico acervo iconográfico.

Fernando, que saiu de Mombaça há 14 anos e reside em Fortaleza há oito anos, conta que divide seu tempo livre entre a família (Elvira Régia e os filhos João Fernando e Amanda) e as pesquisas sobre a cidade natal, um prazer, juntamente com o cinema, a leitura de livros de história, os estudos de genealogia e a torcida pelo Fortaleza Esporte Clube. Depois desta experiência que se iniciou com um tornozelo quebrado, ele, que é formado em Administração e trancou a faculdade de Direito, planeja prestar vestibular para História, finalmente, seguindo o curso de sua própria história.

(Fonte: Revista Interação, março-maio de 2006, ano X, nº 88, p. 16-17).


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008