Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

PROFESSORA GLORINHA RECEBE TÍTULO DE DOUTORA HONORIS CAUSA, NO GLAUCE ROCHA

 

17/06/2007


A professora e escritora mombacense Maria da Glória Sá Rosa foi outorgada com o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Certamente a noite enluarada de 31 de maio de 2007, definitivamente entrou para a história de Mato Grosso do Sul, pela magnitude de um evento realizado no berço da cultura deste rico estado: o Teatro Glauce Rocha, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ali foi o palco onde a cultura regional foi semeada e ali foi o local escolhido para a solenidade de concessão do título de Doutora Honoris Causa, pelo Conselho Universitário da UFMS, à professora Maria da Glória Sá Rosa.

A cerimônia, muito aplaudida, foi considerada por muitos presentes, como bastante criativa, emocionante e de grande significado cultural. Durante o discurso da proponente do título, professora Ruth Pinheiro, artistas de diversas áreas, escritores, prefeito e professores fizeram, junto ao palco, a montagem de um painel fotográfico com dois metros de altura, em que mostra a professora em plena atividade, cercada de alunos. Bem ao estilo da nova Doutora, que ao final recebeu da neta Paloma, um buquet de flores, montado pelos artistas, a cada parte da foto que fixavam no grande quadro.

A trilha sonora do evento ficou a cargo do Coral da UFMS, sob a regência do maestro Manoel Raslan, que entusiasmou a platéia ao interpretar a canção Maria, Maria, de Milton Nascimento, enquanto a professora entrava, conduzida pelos ex-reitores João Pereira da Rosa, Edgar Zardo, Jair Madureira e Jorge Chacha.

A concessão do título foi realizada pelo presidente do COUN, reitor Manoel Peró, que em seu discurso, em tom saudosista, reconheceu a importância da professora ao compará-la a uma das estrelas que na noite, ladeava a lua. “A outra estrela, disse o reitor, com certeza está aqui presente, que é o seu filho José Boaventura”.

“Estou me sentindo nas nuvens com tudo isso que foi realizado aqui hoje”, disse a professora, referindo-se ao clima resultante do evento. “É uma honra para mim receber esse título na casa que ajudei a construir e ver aqui tantos amigos e companheiros de tempos tão marcantes em nossas vidas. Estou muito grata e muito honrada com tudo o que está acontecendo”, declarou a professora Glorinha.

Os discursos se sucederam, as lembranças foram inevitáveis e as conseqüências foram principalmente as de uma teatro silente, emocionado, envolvente.

“A história, esta sim, poderá colocar em destaque o assento especial que tem para ela. Nós fazemos nossa parte nesse momento. Ao realizar esta cerimônia de concessão do título de Doutora Honoris Causa a Maria da Glória Sá Rosa, o fazemos com o júbilo de quem participa de um momento raro e maravilhoso na história de Mato Grosso do Sul. Somos gratos, senhora professora, por tudo o que fez em nome da cidadania, da intelectualidade, da arte e da cultura, plenamente democratizadas”, finalizou o reitor Manoel Peró.

Rubens A. Oliveira

Fonte: ACS/RTR


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008