Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia

LIVROS
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
Mombaça: Terra de Maria Pereira
Grandes Juristas Cearenses - Volume II
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Assistência Familiar Caminho do Céu
Centro Comercial Pedro Tomé
Gelar
José Evenilde Benevides Martins
LS Combustíveis
Posto Glória
Premium Hotel
Supermercado Jean
MEMBRO
ALMECE - Academia de Letras dos Municípios Cearenses
ACE - Associação Cearense dos Escritores
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

PAES DE ANDRADE LANÇA “O ITINERÁRIO DA PAZ” NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

 

23/02/2008


O Itinerário da Paz

A comunidade política e intelectual do Ceará tem encontro marcado no próximo dia 13 de março, às 18 horas, na Assembléia Legislativa do Estado. Paes de Andrade, ex-embaixador do Brasil em Portugal, lançará na ocasião o livro “O Itinerário da Paz”, editado pela Universidade Federal do Ceará. A obra é uma compilação de discursos, artigos, palestras e aulas magnas proferidas por Paes de Andrade ao longo de mais de 50 anos de vida pública.

O livro traz ainda todos os atos praticados por ele quando exerceu interinamente a Presidência da República durante o governo Sarney. Além disso, reúne depoimentos emocionantes de amigos, jornalistas, escritores e políticos sobre a trajetória deste ilustre cearense. Toda a renda da publicação será revertida para a Associação Peter Pan, que se dedica ao tratamento de crianças com câncer.

Logo no início do livro, o professor Gomes Canotilho, da Universidade de Coimbra, define Paes de Andrade: “(...) Sejamos justos, Paes de Andrade não precisa da vontade de poder de historiador: é demasiado protagonista para ser tímido, é audaciosamente crítico para se refugiar na história do passado. Se alguma máscara ele pode afivelar é a de Antônio Carlos e José Bonifácio contra o cerco da Constituinte, a de Rui Barbosa contra a decadência do Império, a de Otávio Mangabeira contra a ditadura corporativa getulista, a de um impulsionador das Diretas Já contra a continuidade autoritária militar. Vamos calar-nos porque ele não precisa de quem o defenda: nesta velha sala, Paes de Andrade poderá continuar a sua velha história”. Depois de mais de 30 anos do lançamento de outra importante obra, “O Itinerário da Violência”, livro em que denuncia os descalabros cometidos nos porões da ditadura militar, Paes de Andrade nos brinda com uma publicação que reflete os novos tempos: um País que tem sua democracia fortalecida, porém ainda diante do grande desafio de construir uma Nação mais justa, humana e solidária.


© Copyright 2005-2024 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 99954-0008