Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

PAES DE ANDRADE LANÇA “O ITINERÁRIO DA PAZ” NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

 

23/02/2008


O Itinerário da Paz

A comunidade política e intelectual do Ceará tem encontro marcado no próximo dia 13 de março, às 18 horas, na Assembléia Legislativa do Estado. Paes de Andrade, ex-embaixador do Brasil em Portugal, lançará na ocasião o livro “O Itinerário da Paz”, editado pela Universidade Federal do Ceará. A obra é uma compilação de discursos, artigos, palestras e aulas magnas proferidas por Paes de Andrade ao longo de mais de 50 anos de vida pública.

O livro traz ainda todos os atos praticados por ele quando exerceu interinamente a Presidência da República durante o governo Sarney. Além disso, reúne depoimentos emocionantes de amigos, jornalistas, escritores e políticos sobre a trajetória deste ilustre cearense. Toda a renda da publicação será revertida para a Associação Peter Pan, que se dedica ao tratamento de crianças com câncer.

Logo no início do livro, o professor Gomes Canotilho, da Universidade de Coimbra, define Paes de Andrade: “(...) Sejamos justos, Paes de Andrade não precisa da vontade de poder de historiador: é demasiado protagonista para ser tímido, é audaciosamente crítico para se refugiar na história do passado. Se alguma máscara ele pode afivelar é a de Antônio Carlos e José Bonifácio contra o cerco da Constituinte, a de Rui Barbosa contra a decadência do Império, a de Otávio Mangabeira contra a ditadura corporativa getulista, a de um impulsionador das Diretas Já contra a continuidade autoritária militar. Vamos calar-nos porque ele não precisa de quem o defenda: nesta velha sala, Paes de Andrade poderá continuar a sua velha história”. Depois de mais de 30 anos do lançamento de outra importante obra, “O Itinerário da Violência”, livro em que denuncia os descalabros cometidos nos porões da ditadura militar, Paes de Andrade nos brinda com uma publicação que reflete os novos tempos: um País que tem sua democracia fortalecida, porém ainda diante do grande desafio de construir uma Nação mais justa, humana e solidária.


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008