Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

ASSEMBLÉIA SEDIA LANÇAMENTO DO LIVRO DE PAES DE ANDRADE

 

14/03/2008


Fernando Cruz e o ex-embaixador do Brasil em Portugal Dr. Antônio Paes de Andrade por ocasião do lançamento do livro “O Itinerário da Paz” na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

A Assembléia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (13/03), solenidade de lançamento do livro “O Itinerário da Paz”, do embaixador Antônio Paes de Andrade. O evento foi aberto pelo presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), que ressaltou a trajetória política de Paes de Andrade: “uma das mais ilustres e vigorosas biografias da história parlamentar deste País”.

Domingos Filho lembrou que Paes de Andrade foi deputado estadual nos anos 50 e chegou ao Congresso Nacional nos anos 60, onde se destacou pela oposição veemente à ditadura militar e integrou o chamado “Grupo dos Autênticos”. O deputado ressaltou que, Paes de Andrade foi presidente da Câmara Federal, quando assumiu interinamente a presidência da República diversas vezes e assinou a ordem de construção da Barragem do Castanhão.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, fez uma apresentação do livro e destacou o papel de Paes de Andrade para a redemocratização do País. “A história de vida de Paes de Andrade se confunde com a história do Ceará e do Brasil”, disse. Ele enfatizou ainda que “o livro mostra o perfil de um homem íntegro, sua coerência na escolha dos caminhos e em defesa da paz e da democracia".

Paes de Andrade agradeceu as homenagens e falou sobre a obra. “Neste livro estão todos os atos que pratiquei como embaixador em Portugal e na interinidade como presidente da República”, disse ele. Paes de Andrade homenageou o ex-presidente José Sarney e os ex-deputados Chico Pinto e Ulisses Guimarães e destacou a doação de toda a renda com a venda do livro à Associação Peter Pan, que cuida de crianças com câncer.

A presidente da Associação Peter Pan, Olga Freire, agradeceu a doação e citou trechos da dedicatória do livro “O Itinerário da Paz”: “aos que lutam pela paz. Ela falou da ação da Associação Peter Pan e lembrou o apoio de diversos setores da sociedade e elogiou Paes de Andrade”.

Participaram do evento a desembargadora Edite Bringel, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) desembargadora Dulcina Palhano, o ex-ministro da saúde Saraiva Felipe, a senadora Patrícia Saboya (PDT), os deputados federais Mauro Benevides e Eunício Oliveira (ambos do PMDB); os deputados estaduais Professor Teodoro (PSDB) e Neto Nunes (PMDB); o embaixador Dário de Castro Alves; o presidente da OAB/CE, Hélio Leitão; os ex-deputados Iranildo Pereira, Maria Luiza Fontenele, Cândida Figueiredo, Tomaz Brandão, Barros Pinho e Antônio Câmara; os secretários estaduais Mauro Filho, Aloísio Carvalho, César Pinheiro e diversas outras autoridades.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008