Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

SESSÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO PROF. DR. DAGMAR ADERALDO DE ARAÚJO CHAVES NA ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS - ACL

 

11/08/2008


Da esquerda para a direita: Francisco Celso Chaves e Sá, Ana Helena Ribeiro, Ana Luiza Chaves Cardoso de Oliveira, Pietro Novellino, Estefânia Soto, Stella Leonardos e Sérgio D'Ávila Aguinaga (frente); Carlos Henrique Vilella dos Santos, Rodrigo Chaves Cardoso de Oliveira, Sílvio Merhy, Sebastião Till e Omar da Rosa Santos (atrás).

Na Academia Carioca de Letras - ACL, no dia 15 de julho de 2008, houve sessão comemorativa do centenário de nascimento do Professor Dr. Dagmar Aderaldo de Araújo Chaves. Após a abertura da solenidade pela presidente Stella Leonardos, ocorreu o discurso do acadêmico Dr. Omar da Rosa Santos e a saudação da acadêmica Marita Vinelli Sá Fortes Pinheiro, lida pela acadêmica Estefânia Soto. Seguiram-se os depoimentos de viva amizade: Orlando Vieira Marques (2º vice-presidente da Academia Nacional de Medicina - ANM), Pietro Novellino (ex-presidente da Academia Nacional de Medicina - ANM), Sérgio D’Ávila Aguinaga (ex-presidente da Academia Nacional de Medicina - ANM), jornalista Gerdal dos Santos (Rádio Nacional e Rede Vida de Televisão) e Edir Meirelles (presidente da União Brasileira de Escritores – UBE). Médicos e escritores uniram-se em preito de afeto ao memorável Professor Dagmar Chaves.

Ao final da cerimônia, a sobrinha Ana Luiza Chaves Cardoso de Oliveira agradeceu à ACL e aos presentes: "...Hoje, na data do centenário de seu nascimento, esta casa abriu suas portas para que nós, familiares e amigos, pudéssemos compartilhar deste momento de respeito à memória de seu ex-presidente. A bela oratória de Dr. Omar da Rosa Santos, nos fez transcender no tempo, nos fez vencer a barreira do esquecimento e tornar viva a memória de um homem demasiado humano que nos deixou as marcas de sua generosa afetividade..." E, em nome da família, marcou seu gesto com a oferta de exemplares da biografia "Dagmar Aderaldo Chaves: Mestre da Ortopedia e Traumatologia no Brasil".

Compuseram a mesa presidencial da ACL, além dos acima citados, a vice-presidente Ana Helena Ribeiro e o escritor Cláudio Aguiar (UBE).

Entre os presentes encontravam-se os laureados do concurso Ciclo Machadiano e familiares, Dr. Sebastião Till (membro da Academia Brasileira de Medicina Militar – ABMM), Estefânia Soto (ACL), Marlene Fonseca (fotógrafa) e, representando a família, Carlos Henrique Vilella dos Santos, Sílvio Merhy, Maria Nunes da Cunha, Francisco Celso Chaves e Sá e Rodrigo Chaves Cardoso de Oliveira.

No último dia 18 de março, no Planáltico Clube de Mombaça, durante a solenidade de lançamento do livro “O Itinerário da Paz” de autoria do mombacense Antônio Paes de Andrade (ex-deputado federal e ex-embaixador do Brasil em Portugal), o prefeito Wilame Alencar assinou o decreto nº 004/2008 que dedica o ano de 2008 ao Prof. Dr. Dagmar Aderaldo de Araújo Chaves (1908-2002), médico mombacense de renome nacional e que ao longo da sua vida contribuiu de forma relevante para o desenvolvimento da medicina brasileira, em comemoração ao seu centenário de nascimento.

A psicóloga Ana Luiza Chaves Cardoso de Oliveira, sobrinha do homenageado e autora do livro "Dagmar Aderaldo Chaves: Mestre da Ortopedia e Traumatologia no Brasil", doou parte da tiragem da obra para ser vendida em prol das obras sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, de Mombaça-Ce.

O livro poderá ser adquirido através do sebo virtual Alfarabius Cearenses.

Clique nas imagens miniaturizadas abaixo para ampliar as fotografias.



© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008