Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA "A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM MOMBAÇA E A INFLUÊNCIA DO PADRE SARMENTO DE BENEVIDES (1853-1867)"

 

12/06/2010


O pesquisador mombacense Fernando Cruz apresentando a monografia "A administração pública em Mombaça e a influência do padre Sarmento de Benevides (1853-1867)" para a obtenção do título de Bacharel em Administração, pela UNICE - Ensino Superior, no dia 07/06/2010.

No último dia 07 de junho, o pesquisador mombacense Fernando Cruz apresentou à banca examinadora da UNICE - Ensino Superior, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração, a pesquisa de sua autoria intitulada "A administração pública em Mombaça e a influência do padre Sarmento de Benevides (1853-1867)" que, apesar do seu viés histórico, foi aceita e aprovada pelos membros da referida banca.

O trabalho monográfico teve como orientadores de conteúdo e de normas técnicas, respectivamente, o Prof. Me. Fábio Luiz Tartuce Filho e a Prof.ª Me. Djanira Luiza Martins de Sousa. A banca examinadora foi presidida pela Prof.ª Dra. Terezinha de Jesus Afonso Tartuce e composta pelos também professores Ricardo Rifane da Silva, André Luiz Barros Rodrigues e Francisca Ivaneide O. de Sousa, além dos orientadores.

O objetivo geral da pesquisa foi demonstrar o clientelismo político na vila de Maria Pereira, atual Mombaça, no período de 1853 a 1867, sob a administração dos partidos Conservador e Liberal e de forma específica foi estudada a influência do padre Antônio José Sarmento de Benevides, deputado provincial em oito legislaturas e chefe local do Partido Conservador.

O monógrafo concluiu que "o maior legado do padre Sarmento de Benevides foi a inserção da sua família no cenário sócio-político do Estado do Ceará, além da transformação de uma povoação inóspita em município, colocando-o no mesmo patamar daqueles que desbravaram os sertões de Mombaça a partir de meados do século XVIII".

A monografia "A Administração Pública em Mombaça e a influência do padre Sarmento de Benevides (1853-1867)" será editada em livro como contributo para a historiografia do clientelismo político local ou regional no século XIX, particularmente nos sertões de Mombaça.

Assista em vídeo o trecho final da apresentação da monografia.

Clique nas imagens miniaturizadas abaixo para ampliar as fotografias.



© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008