Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

NOTÍCIAS

APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA "A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM MOMBAÇA E A INFLUÊNCIA DO PADRE SARMENTO DE BENEVIDES (1853-1867)" NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA / INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E CULTURA DO CEARÁ - IDECC (UNIDADE SÃO RAFAEL)

 

20/08/2010


O pesquisador mombacense Fernando Cruz apresentando a monografia "A administração pública em Mombaça e a influência do padre Sarmento de Benevides (1853-1867)" aos alunos da turma 66 do curso de Licenciatura Específica em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA / Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará - IDECC (Unidade São Rafael), no dia 18/08/2010.

O pesquisador mombacense Fernando Cruz apresentou o seu trabalho monográfico intitulado "A administração pública em Mombaça e a influência do padre Sarmento de Benevides (1853-1867)" aos alunos da turma 66 do curso de Licenciatura Específica em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA / Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará - IDECC (Unidade São Rafael), no último dia 18 de agosto, na disciplina Teoria e Metodologia da História, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Agileu de Lima Gadelha. A referida pesquisa monográfica, apesar do seu viés histórico, foi apresentada à banca examinadora da UNICE - Ensino Superior, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração, no último dia 07 de junho, sendo aceita e aprovada pelos membros da citada banca.

O objetivo da apresentação, segundo Fernando Cruz, foi compartilhar com os estudantes do curso de Licenciatura Específica em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA / Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará - IDECC (Unidade São Rafael), a concepção do seu trabalho monográfico e despertar o interesse pela pesquisa histórica, principalmente no que se refere à história local ou regional, ainda pouco difundida no meio acadêmico.

O pesquisador Fernando Cruz, especializando em História do Brasil pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - Faculdades INTA, discorreu sobre a estrutura, as fontes históricas empregadas e a organização da sua pesquisa monográfica, destacando o inestimável valor do acervo histórico custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Ceará - APEC, uma importante fonte documental para estudantes e pesquisadores em História.

A monografia "A Administração Pública em Mombaça e a influência do padre Sarmento de Benevides (1853-1867)" será editada em livro como contributo para a historiografia do clientelismo político local ou regional no século XIX, particularmente nos sertões de Mombaça.

Clique nas imagens miniaturizadas abaixo para ampliar as fotografias.



© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008