Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

EDITORIAL 2007

 

Quando iniciamos este trabalho no 2º semestre de 2005, mais precisamente a 16 de setembro, quando foi lançado o site Maria Pereira Web, tínhamos a pretensão de promover a divulgação da história e a preservação da memória mombacense.

No ano passado quando comemoramos o 1º centenário de nascimento de Plácido Aderaldo Castelo (1906-1979), o “Mombacense do Século XX”, planejávamos dar um passo mais longo, iniciando uma pesquisa documental sobre Mombaça e seus filhos ilustres e, em homenagem ao seu centenário de nascimento, publicar um livro sobre a história mombacense.

Com o transcorrer do tempo chegamos à conclusão que, para um trabalho de boa qualidade, é de extrema importância uma pesquisa de excelente qualidade, o que gera um maior espaço de tempo para conclui-lo.

O livro não veio em 2006. Mas, por outro lado, surgiram vários outros caminhos que nos levaram a ampliar o objeto da pesquisa e ao invés de um livro, através do material pesquisado em fontes primárias e secundárias, temos matéria suficiente para cinco livros com temas diferentes, mas com o mesmo fim: a história de Mombaça.

Esperamos que, até o final de 2008, valendo-nos dos incentivos fiscais sob os auspícios da Lei Rouanet (a Lei nº 8.313/91 que permite que os projetos aprovados pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC recebam patrocínios e doações de empresas e pessoas, que poderão abater, ainda que parcialmente, os benefícios concedidos do Imposto de Renda devido) e com o apoio do poder executivo municipal de Mombaça, possamos publicar os trabalhos sobre a história mombacense. Trabalhos estes que provisoriamente têm os seguintes títulos:

1º FRAGMENTOS PARA A HISTÓRIA DE MOMBAÇA: 1848-1916. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Mombaça, através do prefeito José Wilame Barreto Alencar, transcrevemos todos os documentos históricos (ofícios) de Mombaça, referentes à Câmara Municipal, Instrução Pública, Comissão de Socorros Públicos e Guarda Nacional, pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará - APEC. Reuniremos e publicaremos aqueles documentos de maior relevância para a historiografia mombacense, dada a impossibilidade de reuni-los num único livro, devido a grande quantidade de documentos.

2º MOMBAÇA: CATÁLOGO SELETIVO (1848-1916). Trata-se de um índice comentado de todos os documentos referidos anteriormente, incluindo-se aqueles não publicados. Servirá de apoio para que futuros pesquisadores realizem trabalhos sobre Mombaça ou sobre a história do Ceará, referentes aos temas abordados.

3º A HISTÓRIA DE MOMBAÇA PASSA POR ESTA RUA E OUTRAS PERSONALIDADES MOMBACENSES. Não plagiando uma obra já existente sobre as ruas de Fortaleza, de autoria de Rogaciano Leite Filho, cujo título é “A História do Ceará passa por esta rua”, pretendemos contar a história de Mombaça através de biografias ou verbetes de personalidades que se destacaram nas mais diversas atividades públicas ou privadas, e que dando ou não seus nomes às ruas de Mombaça, têm um valor histórico significativo para as atuais e futuras gerações de mombacenses e que necessitam de um resgate histórico.

4º CRONOLOGIA MOMBACENSE NO SÉCULO XIX (1801-1900). Através de uma pesquisa realizada com esmero nos livros de portarias do executivo do Estado do Ceará, pertencentes ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará - APEC e em outras fontes secundárias, faremos uma cronologia dos fatos mais marcantes da história mombacense no século XIX.

5º A HISTÓRIA DE MOMBAÇA EM IMAGENS ou IMAGENS DA HISTÓRIA MOMBACENSE. Através de fotografias datadas a partir do final do século XIX (1898) até o início da década de 80 do século XX, contaremos a história social, política, cultural e religiosa de Mombaça, com imagens e textos sobre pessoas e aspectos da vida mombacense.

Este último trabalho mencionado provavelmente será o primeiro a ser publicado, com a previsão de ser concluído até o mês de maio do corrente ano ou um pouco antes.

Até lá, muita pesquisa e leitura de obras relacionadas à história do Ceará e outras que considero de fundamental importância para o entendimento da formação do Brasil e do nosso povo: Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda; Os donos do poder, de Raymundo Faoro e Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.

A propósito, neste ano, comemoraremos o 1º centenário de nascimento de outro mombacense ilustre: Paulo Feijó de Sá e Benevides (1907-1990), que foi deputado estadual por várias legislaturas e que como presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (1977-1978) teve a honra de inaugurar o Palácio Adauto Bezerra, atual sede do poder legislativo cearense, e chegou a assumir o governo do Estado do Ceará na gestão do governador Dr. José Waldemar de Alcântara e Silva (1912-1990).

“Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria. Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido.” (José Sobral de Almada Negreiros [1893-1970], poeta, romancista, pintor, teatrólogo e contista português, in A Invenção do Dia Claro).

Saudações,

Fernando Cruz


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008