Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ENQUETES

PEDRO DE LIMA MARTINS E UMBELINO ALVES DE SOUSA

Pedro de Lima Martins, nasceu em Mombaça-Ce, a 25 de fevereiro de 1921 e faleceu em Mombaça-Ce, a 20 de abril de 1995, aos 74 anos de idade. Filho de Henrique Martins de Melo e de Maria de Lima Martins. Era tetraneto do Capitão português Pedro da Cunha Lima. Casou-se com a Sra. Maria José Cavalcante Martins, no dia 26 de outubro de 1955, em Mombaça-Ce, com quem teve 7 filhos: Ana, Rossana, Diana, Rosângela (falecida aos 6 anos de idade), Izana, Lisiana e Henrique.

Umbelino Alves de Sousa, nasceu em Catolé do Mosquito, distrito de Mombaça-Ce, a 21 de agosto de 1922. Filho de José André de Sousa e de Luzia Maria da Conceição. Casou-se com a Sra. Adalgiza Alves de Freitas, no dia 25 de janeiro de 1947, em Carnaúba, distrito de Mombaça-Ce, tendo 7 filhos. Aos 88 anos de idade, reside no bairro Parangaba, em Fortaleza-Ce.

A participação da Força Expedicionária Brasileira - FEB no conflito foi importante, pois tornou evidente a contradição vivida pelo Estado Novo, que enviava tropas para lutar pela democracia no exterior, mas internamente mantinha um regime ditatorial. O retorno dos contingentes da FEB precipitou, assim, a queda de Getúlio Vargas em 1945.


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008