Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ACERVO ICONOGRÁFICO I

 


Dois dos primeiros caminhões da marca Chevrolet a circularem em Mombaça, em fotografia provavelmente da década de 1940. À direita está Georgenor de Lima, conhecido como Jorge Fagundes, tio-avô do editor deste site, trineto materno do capitão português Pedro da Cunha Lima, e à esquerda o Sr. Jesus Moreira.

Até meados da década de 1980, o algodão, conhecido como "ouro branco", foi o principal produto da economia cearense e o município de Mombaça era um dos maiores produtores do Estado do Ceará. A cotonicultura gerava trabalho o ano inteiro: no plantio, na colheita e nas usinas de beneficiamento de algodão. Antes da construção da CE-060, também conhecida como "Estrada do Algodão", ocorrida na gestão do ex-governador do Estado do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo (1966-1971), a produção algodoeira de Mombaça era transportada para o vizinho município de Senador Pompeu em pequenos caminhões e em seguida enviada para Fortaleza por meio do transporte ferroviário.

Untitled Document


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008