Página Inicial
Acervo Iconográfico III
Heráldica e Vexilologia
Loja Virtual

LIVRO
Padre Sarmento de Benevides: poder e política nos sertões de Mombaça (1853-1867)
APOIO CULTURAL
Restaurante & Pizzaria Braseiro
DFL Limpeza Urbana
Lótus Produtos Dermocosméticos
Magazine Pneus
Centro Comercial Pedro Tomé
Premium Hotel
MEMBRO
ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia
ACE - Associação Cearense dos Escritores
ANPUH - Associação Nacional de História
CRA-Ce - Conselho Regional de Administração do Ceará
Clique para ouvir o depoimento de Fernando Cruz à rádio Assembléia FM 96,7 sobre a história político-administrativa de Mombaça, em 16/03/2009.
PageRank

Voltar para a página anterior

Untitled Document

ACERVO ICONOGRÁFICO II

 


Construção no final da década de 1960 do Ginásio Castro Alves, posteriormente denominado de Centro Educacional Castro Alves e atualmente denominado de Centro Educacional Cenecista Castro Alves. Uma das mais tradicionais instituições de ensino mombacense, pertencente à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, foi fundado em 20 de março de 1960 pelo Dr. Edmundo Soares e Sá, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Promotor de Justiça e Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará. Nos anos iniciais funcionou provisoriamente nas dependências do então Grupo Escolar Prof. Pedro Jaime e até meados da década de 1990 oferecia o curso Técnico em Contabilidade. Atualmente, sob a direção administrativa do Sr. Joaquim Márcio de Freitas, ministra a educação infantil e o ensino fundamental, além de trabalhar na área social com o "Projeto Saúde na Melhor Idade".
Fundada em 1943, na cidade de Recife-PE, como Campanha do Ginasiano Pobre, a CNEC nasceu do ideal de um grupo de estudantes universitários que, liderados pelo Professor Felipe Tiago Gomes, resolveu contrariar a situação instalada - a escola como privilégio de poucos - oferecendo ensino gratuito a jovens carentes. O trabalho voluntário de seus idealizadores se propagou pelo Brasil, comemorando adesões e compromissos que fizeram da Campanha do Ginasiano Pobre - que inicialmente abrigava pedidos de ajuda e orientações para a criação de unidades escolares - a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - reconhecida como o mais expressivo movimento de educação comunitária existente na América Latina. Fonte: Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC.

Untitled Document


© Copyright 2005-2017 Maria Pereira Web - Todos os direitos reservados.
David Elias - (85) 9954.0008