Odéle Fernandes Cruz Ferreira, minha tia-avó paterna, pioneira da aviação paraense, filha de Raymundo Nonato da Cruz e Margarida Freire da Silva, nasceu em Inhangapi-PA (antigo distrito de Castanhal), em 23 de setembro de 1926 e faleceu em Belém-PA, em 8 de maio de 2023, aos 96 anos de idade. Casou-se com o advogado Laudomício Nazareth de Lima Ferreira, em Belém-PA, no dia 17 de dezembro de 1955.
“Eu sempre fui uma pessoa aventureira, me sentia atraída pelo perigo. Quando a gente sobe no avião, a sensação é a de que não temos elo, ficamos totalmente livres. Era assim que eu me sentia quando voava sozinha”, conta a aviadora Odéle Fernandes Cruz Ferreira em matéria publicada no jornal “O Liberal”, de Belém, em 24/10/2015.
Em outubro de 2016, Odéle Fernandes Cruz Ferreira foi homenageada pelo Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, comandante do I Comando Aéreo Regional (I COMAR), “pelo pioneirismo histórico e contribuição para a aviação por ser a primeira mulher a concluir o curso e ter o brevê de piloto no Estado do Pará”, durante solenidade em comemoração ao “Dia do Aviador” e da “Força Aérea Brasileira”, ocorrida na Base Aérea de Belém.
A Câmara Municipal de Belém lhe concedeu o Título Honorífico de “Cidadã de Belém” (Decreto Legislativo nº 093, de 23 de novembro de 2016, publicado no Diário Oficial da Câmara Municipal de Belém, nº 1712, de 12 a 16/12/2016).
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), durante sessão solene ocorrida no Plenário Newton Miranda, em 19 de dezembro de 2016, lhe outorgou o Título Honorífico de “Honra ao Mérito”, por seus relevantes serviços prestados à sociedade e ao Estado do Pará.
Odéle Fernandes Cruz Ferreira, a primeira aviadora paraense. Matéria exibida no Nazaré Notícias, da TV Nazaré, de Belém-PA, em 8 de março de 2017.